segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ação Exemplar

Hoje vou falar de uma ação louvável que vai acontecer lá no Vale do Jequitinhonha-MG. É o projeto Bandeira Científica, lançado em 1957 pela Faculdade de Medicina da USP! Bom, o que é isso? Vamos lá!

Há aproximadamente uma década o projeto organiza expedições anuais de pesquisa e assistencialismo para diversas cidades do país. Neste ano a iniciativa vai acontecer na cidade de Itaobim, localizada no nordeste mineiro, distante 620 km de Belo Horizonte e que possui população de 25 mil habitantes.

Entre os dias 08 e 16 de dezembro, 240 voluntários da USP (Universidade de São Paulo) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) promoverão atividades nas áreas de Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Engenharia Ambiental e Civil, Agronomia e Jornalismo. Dentro da área médica, farão parte deste time profissionais das áreas de clínica geral, pediatria, oftalmologia, dermatologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, ginecologia, radiologia e cirurgia.

Muitas ações serão realizadas durante os dias. Queria destacar algumas: estão agendados 2400 atendimentos gerais para a população local. Além deles, 1200 pessoas também passarão por consultas com oftamologistas. Os pacientes atendidos recebem gratuitamente todos os medicamentos necessários, além de encaminhamentos para os serviços disponíveis na região.

Na área de Odontologia, a expedição vai orientar a população local a respeito de higiene bucal e realizará tratamentos dentários, incluindo a confecção e doação de próteses dentárias.

O projeto Bandeira Científica tem alguns parceiros: a farmacêutica Sanofi-Aventis, Ótica Miguel Giannini, Grupos Essilor e Fleury, Fundação Faculdade de Medicina, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina da USP.

Mais informações: http://www.bandeiracientifica.com.br/.


PS: Ações como essa ainda me fazem sonhar com um mundo muito melhor. E prova que não é só desgraça que acontece no nosso país. Parabéns a todos que participam desta maravilhosa iniciativa!

2 comentários:

Unknown disse...

Mais gente devia pensar assim no mundo!!!! Amei a iniciativa!

Daniel Crenitte disse...

é verdade! Pelo menos fica a certeza que tem gente se mexendo!