quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Meu, cola lá!!!!

Eu pensei muito hoje sobre o que eu publicaria hoje aqui. Pensei: Porra, não quero que o meu blog vire um balcão de reclamações, muito embora não faltem coisas para criticar. Aliás, isso é o que mais tem!

Bom, o post de agora é uma coisa boa! Muito boa, por sinal!

Quem conhece a praia de Castelhanos?? Bom, esta lugar paradisíaco fica no litoral norte de São Paulo. Mais precisamente no município de Ilha Bela.

Você pega seu carro, ou busão, e vá até São Sebastião. Pegue a balsa e desça em Ilha Bela. A praia fica na porção leste da ilha.

Chegando lá você tem algumas opções: seja insane root style e enfrente os 27 km de trilha a pé. Seja um louco manézão e vá com seu carro, que não tem tração nas quatro rodas. Bom, aí meu amigo, você corre um sério risco de ficar ilhado por lá. O que pode ser uma boa. Ou, uma pééééssima, que é mais provável!

A indicação é: se você não tem um carro ou jipe 4x4, alugue um logo após descer da balsa. Não me lembro muito bem quanto custa, pra ser bem sincero. Mas não é um absurdo de caro. Ou então, vá de barco. Eu optaria pela primeira opção. Aliás, optei por ela!

Chegando lá my friend, conter a euforia é dificil! A praia é bem rústica. Não tem luz elétrica. Instalações: campings! Comida? Tem alguns restaurantes. Três, se não me engano.

E o visual? Bom, são dois km de areia branca e fina e Mata Atlântica bem virgem por trás. Pra quem curte um surf, como eu, lá é irado. Ondulação de leste. As vezes sudeste.

Também tem uma cachoeira insana por ali! Insana mesmo!! Vá até o canto esquerdo da praia e pegue a trilha.

Bom, pra contar um pouco da história do lugar, tive que recorrer a internet, confesso! Castelhanos, segundo o site da Prefeitura de Ilha Bela, era um refúgio de piratas um bom tempo atrás. Eles se alojavam lá em busca de água e comida.

Uma alerta muito importante: Por causa da ação do homem, a praia é literalmente infestada de borrachudos! Explico: Quem me informou isso foi um morador local. Um tempo atrás, algum mané decidiu acabar com os borrachudos de lá. Jogaram veneno na matriz dos rios de Castelhanos, achando que era uma idéia inteligentíssima para acabar com os indesejáveis mosquitos. Claro, não deu certo! O veneno matou sim, naquele momento, as larvas dos borrachudos! Mas matou boa parte dos camarões pitu, que se alimentam das ovas e das larvas dos mosquitos. Resultado: as larvas continuaram por ali, por alguma razão que eu nao sei explicar, pois não sou biólogo. Sem predadores, a quantidade de borrachudos aumentou desenfreadamente! Mais uma vez, parabéns ao ser humano! É sério, passem repelente de quatro a cinco vezes por dia!

Como nada é perfeio, ou melhor, quase nada, falo pra vocês: fujam do stress e conheçam Castelhanos!

Olha a foto do lugar aí embaixo:



Um comentário:

Unknown disse...

Já estive nesse 'esconderijo'! Colei em pleno carnaval de 2000 e alguma coisa, não lembro o ano certo. Dizer que a praia é 'mto loka', como se estivéssemos elogiando outras coisas mais bobas, é uma injustiça com Castelhanos. A Praia é mto tesão, do caralho. A trilha pra cachoeira também é insana (mata atlântica abraçando legal). Já a queda d'agua, vixe!, dispensa comentários. "E só jah jah pode me dar um veredicto!"